terça-feira, 18 de setembro de 2018

Capcom Play System 3


 Capcom Play System 3  ou simplesmente CPS-3 é uma placa de arcade lançada pela Capcom em 1996 e Red Earth (também conhecido como Warzard) foi o jogo de lançamento.

A CPS-3 possui um mecanismo de segurança e proteção anti-cópia muito complexo para sua época. Os jogos são distribuídos em um CD que contém os dados do jogo criptografados e um cartucho de segurança alimentado por bateria com uma chave de desencriptação e a também a BIOS do jogo.

Ao ser ligado pela primeira vez, o conteúdo do CD é copiado para um banco de memória na placa do sistema, e depois é desencriptada pelo cartucho de segurança.

O cartucho é extremamente sensível a qualquer tentativa de modificação, que faz com que a chave seja apagada tornando o cartucho inútil.

A CPS-3 não foi um sucesso de vendas e teve apenas seis jogos produzidos para ela e não resistia a choques mecânicos ou elétricos.

Além disso, o jogo deixava de funcionar assim que a bateria no cartucho de segurança perdia sua carga, tendo de ser substituída por valores bem altos.

Outro ponto negativo foi o fato da CPS-3 ser capaz apenas de produzir gráficos 2D em uma época em que a maioria dos jogos era criada com gráficos 3D.

 O custo do sistema era maior que o das outras placas de arcade e a programação  para a CPS-3 era mais difícil que o normal.

Em junho de 2007, a criptografia da placa foi quebrado pelo programador Andreas Naive, que utilizou de técnicas de engenharia reversa.

    Especificações técnicas

  • CPU principal: Hitachi SH-2 (HD6417099) a 25 MHz
  • Armazenamento:
    • Drive de CD-ROM do tipo SCSI
    • RAM  principal (quantidade variava de acordo com o jogo)
    • Flash ROM: 8 x 16 MiB
  • CPU de som: proprietário
  • Chip de som: Estéreo, 16 canais 8-bit
  • Paleta de cores: 32768 (15-bit color, RGB 555)
    • Total de cores simultâneas: 4096
  • Resolução: 384×224 pixels / 496×224 (modo widescreen

A placa CPS3 




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